II Tributo ao Nirvana

SÁBADO, DIA 09 DE Abril de 2011. Há 17 anos e 4 dias falecia Kurt Cobain. A Associação de Moradores do bairro Areia Branca (Petrolina-PE) recebia a segunda edição do Tributo ao Nirvana (a primeira aconteceu em 2005 com BurnOut, Peraltas, Andranjos e Dj Ayala, na ASSEP).  Às 18 horas, horário programado para o início, nada ainda havia acontecido, apenas o tempo que começava a se fechar. A chuva foi importante e acelerou o início do tributo, já que o público entrou no local antes da banda começar.

ALGO QUE NÃO COSTUMA ocorrer aconteceu por ali: a primeira banda da noite, que sempre sofre com a ausência ou frieza do público, conseguiu animar e injetar um clima positivo ao evento. Coincidentemente, a Sinopse já leva no currículo algumas aberturas de festas, e a responsabilidade de ser o primeiro grupo da noite eles já tiram de letra. Fizerem o show com as suas músicas que já estamos aprendendo a curtir e levaram o primeiro cover da noite, "You Know You're Right"; Seguiu-se com Sociedade Imaginária e seu show com canções exclusivamente autorais. Seu som intimista em certos momentos lembra um Joy Division involuntário, passa por balada crua e explode em um punk garageiro mais puxado para o noise-rock estridente. Foi a apresentação mais interessante desta nova banda; A Dissonantes carregou nas costas a maior responsabilidade: fazer justiça ao nome do evento. Apresentaram um show 100% de covers do Nirvana com direito a performance de ira. O vocalista Alencar incorporou o espírito de Kurt Cobain e fez o show acabar mais rápido ao estraçalhar sua guitarra no chão do palco. Durante o restante da noite era possível ver pessoas carregando os pedaços de seu instrumento nas mãos, como um prêmio inusitado.

RELIVING MOSTROU QUE a preocupação com seu som valeu a pena, e mostrou na medida do possível o show melhor equalizado até ali. O cover de "Heart Shaped Box" não foi muito bem executado, como a maioria dos covers da noite, mas proporcionou uma gratificante interação entre os espectadores; Animal Boys, projeto mais recente do Prof. Dai, fez a sua estreia incitando rodas punks animadas. O grupo se dedica a fazer covers dos Ramones e tocou uma do Nirvana, conforme a proposta da festa, e preencheu o restante do show com as canções da banda nova-iorquina; e para encerrar a noite, entraram em cena os rapazes da Desideratu com seu rock alternativo bem trabalhado. A banda ainda não possui nenhum material gravado em estúdio, mas o público já conhece – e pede – algumas de suas músicas, a exemplo de "Aquela...".

NOTA: A Andranjos, inicialmente divulgada no cartaz, só confirmou a sua ausência no mesmo dia do evento.

Texto: Giuseppe | Fotos: Giuseppe/Joci

Postagens mais visitadas