VCRC Blog

Notícias sobre a cena musical local de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) + Dicas de lançamentos de álbuns (nacionais e internacionais) + Podcast mensal

-

M-XV

Biografia atualizada em 07/02/2012

 STATUS:  Na ativa  FORMAÇÃO:  1997, em Petrolina/PE  ESTILO:  Rock/ Regional/ Alternativo/ Independente/ Psicodélico  MEMBROS:  Ryan Nunes (vocal); Marcelo Novaes (guitarra, guitarra baiana); Celso Matos (guitarra); Fabrício (bateria); Carlos Junior (baixo)  INFLUÊNCIAS:  Led Zeppelin, Os Mutantes, Steve Vai, Joe Satriani, Luiz Gonzaga, Fred Andrade  DISCOGRAFIA:  Matheus XV (Demo, 2011)  CONTATO:  marcelomxv@gmail.com, (87) 8842-7762  LINKS:  Facebook (fan page), Youtube, TNB.

HÁ 15 ANOS M-XV vem desenvolvendo sua música que transcende as barreiras inerentes ao Rock. Muito além da fusão característica das bandas pernambucanas, a banda põe em evidência tudo aquilo que corre nas artérias da segunda cabeça do nosso estado de um modo natural e espontâneo: o virtuosismo e a visceralidade das guitarras contemporâneas e a atmosfera ancestral rítmica e temática da cultura interiorana, entre a caatinga (habitat único no mundo), prédios (filhos bastardos da modernidade) e o rio São Francisco (veia aorta de todo o vale), alimenta-se a M-XV.

IDEOLOGICAMENTE AS LETRAS retratam o homem universal, a preservação do meio ambiente contra seus agressores, a cultura popular intrínseca da região, a urbanidade avassaladora com suas conseqüências sociais e porque não a arte pela arte. Influenciados desde Luiz Gonzaga aos Mutantes, a genialidade e poesia de Patativa do Assaré, buscando criar mecanismos de difusão para uma arte mais elaborada e uma perspectiva irreverente do “saber fazer”, através de um estilo próprio e acima de tudo, acreditando muito mais na arte em outras direções.

COLECIONANDO DIVERSAS APRESENTAÇÕES no Nordeste do Brasil, participando com a música "Sangue Novo" da coletânea internacional Rock 4 Life volume 22, da produtora americana Quickstar Productions, além da crítica do primeiro disco da banda, quando se chamavam Matheus VX, na revista Guitar Player (edição nº 139, novembro 2007, página 104) M-XV já mostra características de quem se prepara para alçar voo altaneiro e semeador. Com lançamento previsto para 2013 o segundo álbum consagrará a transição definitiva para esta nova fase, aonde foram rebatizados.
(Texto: M-XV)
 ÁLBUNS: 


 OUÇA: 


 ASSISTA: