Festival Umbuzada Sonora 2011

APESAR DE TER acontecido em solo baiano, a segunda edição do Festival Umbuzada Sonora trouxe muitos ritmos pernambucanos ao Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, nos últimos dias 11 e 12 de novembro (2011).

NA SEXTA-FEIRA (11) o público conferiu de início a Matheus VX com um show cada vez mais evoluído com a sua nova formação, seguidos dos conquistenses da banda Os Barcos, cheios de influências jazzísticas e roqueiras que fizeram uma apresentação animada. Rukha, banda que sempre se reinventa e atravessa excelente fase, subiu logo em seguida ao palco que agora já contava com um grande público à sua volta; Um intervalo maior entre bandas, comandado pelo Dj Manguaio, precedeu a apresentação de Eddie, quinteto olindense que foi o grande nome da noite e antecipou músicas de seu mais novo álbum, Veraneio, que estava programado para ser lançado oficialmente nos próximos dias. E o encerramento da primeira noite ficou com O Círculo, que atraiu uma boa quantidade de fãs para cantarem suas músicas que se misturavam em pop, reggae, rock.

O ATRASO PARA o início dos shows no sábado (12) não prejudicou ninguém, pelo contrário: os portões se abriram para o grande público no mesmo momento que a Cabelo de Serpente tocava os seus primeiros acordes, o que foi bastante benéfico para a banda. Manzuá continuou com a animação de suas duas vocalistas, uma banda que vem colecionando grandes conquistas e tem os ritmos africanos em seu sangue. Matingueiros começou tocando as novas canções (que muitos já conhecem), mas não decepcionou os fãs mais tradicionais ao lembrarem também de seus clássicos. A exemplo da Matingueiros, Cabruêra também fez formar uma grande ciranda com o público, mas o seu regionalismo já era outro, aquele vindo da Paraíba e misturado a ritmos modernos que surpreendeu a todos, sendo talvez o melhor momento da noite. E como se não bastasse tanta coisa boa, ainda tinha a histórica Mundo Livre S/A, que também está com um trabalho novo chamado Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa e apresentou algumas de suas novas composições no Umbuzada Sonora.

Texto: Giuseppe Menezes | Fotos: Jefferson Cavalcante

Postagens mais visitadas