Rukha

Biografia atualizada em 12/10/2011
FORMAÇÃO: 2004, em Petrolina-PE
ESTILO: Alternative Pop/Rock, Reggae-Pop, MPB
MEMBROS: Tainahakã (vocal, violão), Laécio Calixto (bateria), Ulisses (guitarras), Bulldog (baixo)
INFLUÊNCIAS: Rock, MPB e Música nordestina
DISCOGRAFIA: Veredas [Oficial, 2006], Rukha [Oficial, 2010]
CONTATO: bandarukha@yahoo.com, bandarukha@hotmail.com
LINK: My Space, Conexão Vivo, Orkut (comunidade), Trama Virtual, Twitter, Facebook (perfil), Facebook (fan page), 4shared.

RUKHA TRADUZ-SE DO aramaico como "sopro de vida", vida esta que para a banda teve início em 2004 pelas das mãos de Tainahakã (ou simplesmente Hakã, ex-integrante da Cangaceiro Hi-Tech), que se juntando ao baterista Laécio Calixto (que atualmente também toca com Nilton Freitas) e ao guitarrista Ulisses do Sertão forjaram um grupo que mescla influências distintas de cada integrante, como rock, MPB e reggae-pop.

JÁ NO PRIMEIRO ano conquistaram o prêmio da quinta edição do festival Edésio da Canção, em Juazeiro-BA, com a música "Gol de Letra" (composta por Sérgio Murilo); e em outras ocasiões, na mesma cidade, estiveram ao lado de artistas como Daniela Mercury e Renato Aragão no palco principal do projeto da Unicef intitulado Pacto Nacional, o Mundo a Para Criança e o Adolescente do Semiárido; fizeram a abertura do show d'O Rappa; e participaram do palco alternativo do Carnaval (2009 e 2010). Já em Petrolina-PE, a Rukha participou das edições 2008 e 2009 do Moto Chico, do festival Opara, o Som das Águas, 5º Raiz e Remix e Festival da Primavera.

TRABALHARAM DURANTE um ano na capital baiana em seu primeiro disco, Veredas, que não chegou a ter um lançamento oficial no Vale do São Francisco devido aos novos rumos musicais que a banda tomou em seu regresso à região: já tinham uma nova proposta e uma vontade maior em mostrar suas novas ideias. Desta gravação participaram Hakã, Laécio, Ulisses, Bulldog, Bone Robertison e Minininho do Trompeti. Em 2010 a Rukha gravou um novo CD homônimo, contendo versões mais trabalhadas de suas composições.

(Por Giuseppe Menezes com contribuição de Tainahakã)

ÁLBUNS:

OUÇA:
Rukha - Rodape by Velho Chico Rock Clube

Postagens mais visitadas