Matheus XV

ARTISTA: Matheus XV
ÁLBUM: Matheus XV
CLASSIFICAÇÃO:
LANÇAMENTO: 2007
DURAÇÃO: 39:17
TIPO: Oficial
ESTILOS: Prog-Rock, Brazilian Traditions, Manguebeat, Alternative/Indie Rock, Hard Rock, International
DOWNLOAD: 4shared

A MATHEUS XV É UMA banda petrolinense com muito orgulho e canta as suas raízes ao longo de todo este disco de estreia, não deixando de fora os elementos que tanto caracterizam a cultura do semiárido nordestino como o Rio São Francisco e suas carrancas. Álbum repleto de guitarras e referências ao frevo e maracatu, o trabalho ganha identidade própria ao ser estilizado como “baiãodélico” (baião psicodélico). Psicodelia virtuosa esta que os músicos beberam de fontes como Mutantes, Led Zeppelin e Steve Vai, criando um disco que já é referência na cena independente regional.

NA FAIXA DE ABERTURA Temir canta sobre “o sol que encandeia e queima os olhos”, seguida por uma canção hard rock regional de guitarras estridentes em “Raso da Catarina”. Após um maracatu pesado e instrumental e um cover progressivo de Luiz Gonzaga em “Baião”, somos apresentados à faixa 5, “Das Carrancas e dos Dizeres”, música que ficou bastante conhecida no cenário roqueiro da região, com a sua introdução única e original (a exemplo de “Opara”, sobre a poluição do Velho Chico) e seu solo dedilhado e veloz. “Festa” comemora nas pisadas do maracatu o advento da chuva e a sua mágica provocada no sertão de terra rachada. “Pupila” traz certa melancolia que compreende talvez o melhor momento do disco.

FOI GRAVADO NO ESTÚDIO Porto do Som em Juazeiro-Ba (cidade irmã de Petrolina) por Albérico Júnior, quem também fez a mixagem no Beco Studio. A masterização ficou a cargo de Carlinhos Borges que a fez no Studio Carranca, na capital pernambucana. A produção foi independente e contou com o apoio/patrocínio da perfumaria O Boticário.

MÚSICAS:
1 – Sangue Novo (3:18)
2 – Raso da Catarina (4:00)
3 – Barba de Timon IV (2:26)
4 – Baião (3:13)
5 – Das Carrancas e Dos Dizeres (3:33)

6 – Festa (3:07)
7 – Música Pra Americano Ouvir (2:52)
8 – Opara (4:12)
9 – Pupila (4:44)
10 – Satélite (3:37)
11 – Pernambuco Cobra de Duas Cabeças (4:15)


 Indicadas

Por Giuseppe Menezes

Postagens mais visitadas