VCRC Blog

Notícias sobre a cena musical local de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) + Dicas de lançamentos de álbuns (nacionais e internacionais) + Podcast mensal

-

Umbuzada Sonora encerra 2013 com chave de ouro em Juazeiro

A MÚSICA INDEPENDENTE encerra o ano de 2013 em grande estilo na região do Vale do São Francisco. É o Festival Umbuzada Sonora em sua quarta edição, mantendo a tradição de alta qualidade e diversidade de estilos, unindo grandes nomes da música independente brasileira com bandas que vêm se destacando na cena local.



O UMBUZADA SONORA acontece em Juazeiro desde 2010 e é um dos principais festivais de música independente do interior nordestino, com adesão crescente de público e da mídia regional. O festival é um evento estruturante para inserção da cena local no atual mercado nacional da música e foi incubado através de projetos anteriores da Maquinário Produções, Rede Motiva e IFEM, na Rede Conexão.

DEPOIS DA TERCEIRA edição, o projeto foi selecionado pela Secretaria de Cultura da Bahia, dentro do Edital de Eventos Calendarizados 2013, o que garante a realização da edição deste ano, além da quinta edição em 2014 e da sexta edição em 2015. Este ano também marca a entrada da Conspiradoria Projetos e Produções, dirigida por Celso de Carvalho e Luciana Carvalho, como realizadora do evento, em parceria com a Maquinário Produções, de Vince Athayde. O Coletivo Coletânea, grupo bastante atuante nos eventos da região, formado por Cristiano Lima, Júnior Rocha, Jocélio Bello de Carvalho e Júnior Souza, completam a equipe de produção.



A CURADORIA, A cargo de Vince Athayde e Celso de Carvalho, propõe-se a criar um mosaico de atrações locais e nacionais, com prioridade para artistas baianos, que representem as tendências musicais que estão sendo produzidas no país e que estejam circulando pelas capitais brasileiras, mas que dificilmente vem para as cidades do interior nordestino. Contrapõe estes shows que vem de fora com o que há de mais relevante em trabalhos musicais recentes de Juazeiro e Petrolina.

O FESTIVAL UMBUZADA Sonora sempre vai além dos shows musicais e do intercâmbio entre artistas e produtores. Sempre há atividades formativas e/ou de discussão de temas relacionados à música independente.

NESTA QUARTA EDIÇÃO, consolida-se o formato de 2 (duas) noites de shows e mais um dia voltado para a formação artística, através de uma mesa redonda musical. Visando fortalecer a mesa redonda, esta edição traz uma inovação: esta atividade será uma mostra de pocket shows de música instrumental, em formato de jam session com músicos locais, numa espécie de celebração de abertura das atividades. Os ingressos estarão à venda a preços populares - R$10,00 (inteira) e R$5 (meia) - na Loja Mundo Verde, no River Shopping (a partir de 20/12, e no Centro de Cultura João Gilberto (a partir de 26/12).

Realização: Maquinário Produções e Conspiradoria Projetos e Produções
Produção: Coletânea Coletivo
Apoio: Rede Conexão e Mundo Verde Petrolina
Apoio financeiro: Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura da Bahia



Programação:
26/12 (quinta): Atividade formativa "Laboratório Instrumental" (9h às 12h e das 14h às 17h) + Música Sem Palavra Com Palavra Sem Música - Poesia e Música Instrumental (19h), com participação de Luiz GalvãoCamerata MatingueirosJuazzêra 4 e Edésio César e banda.
27/12 (sexta): Maglore + Cobaias + Mal de Dois + Adão Negro
28/12 (sábado): Sanitário Sexy + Sóda Solta + Pirigulino Babilake (cantando Novos Baianos, com participação de Luiz Galvão) Magary Lord

Fonte: Divulgação
Mais informações: 
https://www.facebook.com/umbuzada.sonora
umbuzadasonora@conspiradoria.com.br