Umbuzada Sonora (28 a 30/11/14)

FOI EM CLIMA de comemoração que o Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro/BA) recebeu pela quinta vez o Umbuzada Sonora, já consolidado no do Vale do São Francisco como um dos mais importantes da região e reconhecido pelo calendário de eventos de toda a Bahia como um dos festivais mais promissores do estado. Iniciado na tarde da sexta-feira (dia 28/11/14), uma mesa redonda formada pelo jornalista Ad Luna e pelo coordenador de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Cássio Nobre, mostraram ações e publicações de difusão da música baiana e pernambucana, respectivamente, complementadas pelas intervenções do curador do festival, Celso de Carvalho, que incluiu a cena local no debate mostrando videoclipes de bandas de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Na noite do mesmo dia foi feita uma celebração na sala do Pró-Memória com a participação da banda base do evento periódico Jam No João e Jocélio Bello discotecando o melhor do samba.

Foto: Sérgio de Sá (Fonte: www.facebook.com/umbuzada.sonora)
NO SÁBADO (DIA 29/11/14) o público compareceu em peso no palco externo do João Gilberto para conferir os shows iniciados com a abertura de Paulo Soares e a Terceira Cidade, que na sequência final do repertório chamou ao palco o músico Renan Mendes para acompanhá-los nas faixas "Vento do Norte", "Caatinga" e "O Fôge", antes de encerrarem atendendo aos pedidos de bis com um cover de Dominguinhos; A faixa "Bons Homens Não Vão Pro céu", presente no mais recente EP da banda, marcou a abertura do show da Semivelhos. O quinteto indie finalizou tirando uma grande selfie com o público para comemorar o ano repleto de conquistas logo depois de tocar uma canção inédita já prometida para o próximo e aguardado disco; Era difícil encontrar quem não se divertisse com as guitarradas de Felipe Cordeiro, que subiu ao palco logo em seguida mostrando o som do Pará conquistando a plateia já na primeira faixa. Ao lado de seu pai Emanuel Cordeiro, declarou: "Meu coração tá pulsando de muita alegria, essa festa é muito bonita!"; Foi com Diamba que a festa deu uma pausa para que fosse continuada na noite seguinte. O reggae poderoso do grupo contou com a participação de Peu Bandeira (vocalista da banda local Sóda Solta) em uma das músicas.

Foto: Sérgio de Sá (Fonte: www.facebook.com/umbuzada.sonora)
O UMBUZADA SONORA prosseguiu com sua terceira e última noite (30/11/14) apresentando o grupo regional Cajuhina, aposta do festival como revelação do ano, que mistura de tudo em seu show: de flamenco a samba e de rock a MPB, com direito a composição nova, intitulada "O Sol do São Francisco"; Nos intervalos entre cada apresentação, assim como aconteceu na noite anterior, o Dj Raiz e o Sistema de Som Ministereo Público não deixava a animação morrer com o seu som inspirado nos sound systems jamaicanos; E pra quem se lembra, a Andranjos foi a primeira banda a se apresentar na história do Umbuzada, em agosto de 2010. Quatro anos depois e comemorando 10 anos de estrada, eles mostraram que continuam com a mesma energia e com uma qualidade superior. Chamaram o amigo Ricardo Carvalho (vocalista da Cangaceiro Hi-Tech) para um cover de "Killing in the Name [Rage Against the Machine] e tiveram que reduzir o tempo da apresentação encerrando com a faixa autoral "Paz"; Não demorou muito e Eddie subiu ao palco para fazer todo mundo dançar. A alegria dos músicos era visível e o vocalista Fábio Trummer brindava com o público sempre que podia, dedicando a faixa "Veraneio" ao constante verão da região, lugar aonde já estiveram por três vezes; O relógio já marcava 1 hora da madrugada de segunda-feira quando a super dupla sergipana The Baggios iniciou o último show do Umbuzada Sonora apresentando composições do mais recente trabalho, Sina, lançado em 2013 e não esquecendo das outras músicas marcantes de seus 10 anos de estrada.

(Texto: Giuseppe Menezes)

Postagens mais visitadas