Caia na Rua - vivências e experimentações culturais em praça pública!

COM O OBJETIVO de colorir praças públicas com apresentações musicais e intervenções artísticas da cultura popular e urbana, o projeto Caia na Rua, proposto pelo músico e produtor cultural Maercio José e selecionado pelo Programa Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco da Fundação Nacional de Arte (Funarte/MinC), realiza nesta segunda-feira, 26, o  lançamento oficial do projeto, na Praça Doutor José Inácio da Silva (Praça da Misericórdia), no Centro da cidade (Juazeiro/BA), a partir das 9h.

Tio Zé Bá
TENDO COMO ATRAÇÃO principal o show “Tio Zé Bá Acústico” da banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae, o projeto traz como atração local a banda Paulo Soares e a Terceira Cidade. Fruto da experimentação e do diálogo entre o reggae e diversos estilos musicais, o show acústico da Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae é um dos primeiros passos do projeto paralelo Tio Zé Bá, lançado este ano pelo músico Maércio José.

NO MESMO CLIMA de exploração musical, a Paulo Soares e a Terceira Cidade, banda selecionada através de convocatória pública, promete levar para o palco do Caia na Rua uma mostra dos trabalhos realizados ao longo dos 4 anos de estrada, incluindo o repertório do CD Um Lugar Feliz, lançado em janeiro deste ano, tudo com uma pitada de mistura entre elementos de reggae, funk, baião e outros ritmos tradicionais.

DA CULTURA URBANA teremos as intervenções de Hip-Hop, coordenadas pelo b-boy Alan, que traz a efervescência e os resultados da vivência realizada nesta ultima quinta-feira, 22, no bairro Quidé em Juazeiro, e a discotecagem do Dj Mangue Boy, com repertório da produção musical do Vale do São Francisco e de outras regiões nordestinas.

DE ACORDO COM Maercio José, produtor do projeto, ao levar essa diversidade artística e cultural para a praça pública, o Caia na Rua visa à construção de um diálogo direto entre artistas e população. “Pensamos na constituição de um espaço de fruição que pudesse fortalecer a cadeia produtiva da música, ao mesmo tempo em que valorizasse a significação de nossas matrizes culturais, tão invisibilizadas perante a cultura de massa, e a interação com novas linguagens artísticas”, complementa o produtor.

COM ESSA PROPOSTA de compartilhamento, o projeto Caia na Rua constituirá um espaço de vivências e experimentação artística, estética, musical e política. Em meio a esta efervescência cultural, a equipe do projeto ainda tem se preocupado com a composição de uma linguagem acessível aos jovens, seu público alvo, e a comunidade de forma geral. “Precisamos visualizar novas propostas relação entre o campo artístico e a sociedade, problematizando nossas formas de divertimento e ofertando espaços de reconhecimento identitário. Ao propor apresentações em praça pública, queremos entrar em contato com um público que não vai aos shows, que não conhece a produção musical e a efervescência de sua própria cidade”, explica Maercio.

Paulo Soares
OUTRA ATIVIDADE TRAZIDA pelo projeto, a seleção de bandas através de convocatória pública, cujas inscrições foram realizadas por meio da plataforma Toque no Brasil, reflete o objetivo de fortalecimento e democratização da cena artística da região. De acordo com Paulo Soares, produtor da banda Paulo Soares e a Terceira Cidade, selecionada para apresentação em Juazeiro, o processo mediado pela plataforma facilita a participação em seleções realizadas em todo país, democratizando as oportunidades na cena musical.  “Trata-se de uma plataforma muito interessante que tem sido utilizada por vários festivais em todo o Brasil, pois facilita bastante para os artistas participarem e para os curadores realizarem as seletivas de uma forma ampla e democrática”, afirma Paulo.

AS PRÓXIMAS CIDADES a receberem o projeto são as pernambucanas Santa Maria, na qual o show acontecerá na Praça Xisto Graciliano, no dia 30 de novembro, com participação da Banda de Pífano Raça Negra, convidada pela produção do Caia na Rua, por falta de inscritos na cidade, e Petrolina, que receberá o show no dia 07 de dezembro, na Praça Dom Malan. A divulgação da banda petrolinense selecionada, contudo, está reservada para o palco do show de lançamento, “um fermento na expectativa do público”, afirma a produção.

Serviço:
O que: Show de lançamento do projeto Caia na Rua
Quando: Segunda-feira, 26/11, a partir das 9h.
Onde: Praça Doutor José Inácio da Silva
Informações: (87) 8811-1541, (74) 8803-3369

Programação Completa:
9h – Apresentação de Hip Hop
15h – Intervenção do Dj Mangue Boy
16h – Apresentação de Hip Hop
16h30Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae
17h20Paulo Soares e a Terceira Cidade

Texto: ASCOM Caia na Rua

Postagens mais visitadas